sexta-feira, 28 de outubro de 2011

tecnica de aulas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Trabalhar com sequências expositivo-argumentativas;

o       Reconhecer, analisar e interpretar reportagens em geral;

o       Identificar e analisar as ideologias difundidas por esse gênero textual;

Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Inúmeros fatos comprovam o quanto a mulher tem sido marcada por um histórico de preconceitos, violências e injustiças. A sociedade estritamente machista foi e tem sido responsável por tolher a mulher e delegá-lo à submissão em uma vida muitas vezes restrita a apenas cuidados domésticos.

Entretanto, a despeito de uma sociedade que em parte ainda continua preconceituosa, a mulher tem conseguido se sobressair em vários campos profissionais. Hoje ela não está restrita apenas ao âmbito doméstico, mas também tem se destacado no mercado de trabalho, chegando, muitas vezes, a exercer a cargos de chefia, ou, até mesmo, ser a principal provedora do lar.

O processo de abertura da sociedade à mulher é longo e muitas vezes árduo, porém, a despeito de todas as injustiças sofridas pelo gênero, não deixa de ser um processo que tem gerado frutos que em muito contribuem positivamente para considerar as inúmeras faces do gênero feminino.

Provavelmente os alunos já terão refletido a respeito desse tema, mas com essa aula eles terão a oportunidade de aprofundar suas análises sobre essa questão. É importante, então, que o professor resgate as informações dos alunos sobre isso, para que, de fato, junto a eles, consiga analisar as inúmeras variáveis do o processo de inserção da mulher na sociedade contemporânea.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A ROCHA NO CAMINHO

 A rocha no caminho

Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantia as estradas limpas, mas nenhum deles tentou se quer remover a pedra dali.

De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro, e um bilhete escrito pelo rei que dizia:

"Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição..."

A escola aprendendo com a diferença.

O que é o II Prêmio Experiência Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças ?

O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças tem como objetivo promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, com transtornos globaO que é o II Prêmio Experiência Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças ?

O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças tem como objetivo promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.

Nessa segunda edição, serão premiados Relatos de Experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação; e, Textos Narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados nas escolas públicas brasileiras. Será, também, concedida Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil que se destacar.is do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.

Nessa segunda edição, serão premiados Relatos de Experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação; e, Textos Narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados nas escolas públicas brasileiras. Será, também, concedida Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil que se destacar.