domingo, 12 de agosto de 2012

Wall-E




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DATA: ______________           PROFESSORA: ____________________

Objetivo:  refletir sobre questões referentes ao filme Wall-E que estão implícitas no filme, mas demandam um maior direcionamento do pensamento.

Wall-E – Questionário de Acompanhamento
Parte 1

Leia as perguntas e assista o filme Wall-E.
Durante o filme, observe atentamente os detalhes pedidos nas questões e responda as perguntas:

  1. Nas primeiras cenas, o filme mostra um planeta Terra sem habitantes humanos. O que levou o planeta a se tornar inabitável?
Resposta: ________________________________________________________
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  1. Qual era a função dos robôs como o Wall-E?
Resposta: ________________________________________________________
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  1. Como Wall-E conseguia ainda funcionar depois de tantos anos?
Resposta: ________________________________________________________
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  1. Wall-E assiste um filme antigo quando está em sua ‘casa’. Qual é a influência que o filme tem sobre ele?
Resposta: ________________________________________________________
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  1. Wall-E, apesar de ser robô, tinha sentimentos humanos. Ele tinha muito medo de EVA no início. Qual situação o levou a confrontá-la?
Resposta: ________________________________________________________
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  1. Qual é a intenção de Wall-E quando ele separa alguns itens do lixo que compacta?
Resposta: ________________________________________________________








Para Refletir
1. Projetos relacionados ao estudo do meio-ambiente nas escolas não podem mais se restringir a produções em papel ou mídias virtuais. É preciso que nas escolas o trabalho e a energia de alunos e professores sejam cada vez mais direcionados para ações que traduzam, através de práticas, um veemente engajamento de todos na luta pela defesa da vida no planeta. E isto não pode se restringir a ações esporádicas ou isoladas por parte de alguns alunos ou profissionais da educação, dentro de certas disciplinas que teoricamente estariam mais relacionadas ao tema. É preciso que todos participem, da direção da escola aos pais, passando obviamente pelo corpo docente e pelos estudantes, projetos de manutenção e preservação de parques, áreas verdes nativas, rios, lagos, espécies animais e vegetais, ou do próprio ar que respiramos, devem se tornar bandeiras permanentes e promover a partir das escolas e das novas gerações, reais mudanças de postura e comportamento frente ao planeta em que vivemos. Não se trata mais de discurso, esta bandeira não pertence a ninguém especificamente, mas a todos nós. Já passou da hora de agirmos...

2. Outra questão relevante trabalhada em WALL-E relaciona-se ao fato de que estamos ficando cada vez mais sedentários, ou seja, que nosso cotidiano nos leva mais e mais a trabalhar e estudar, relaxar e descansar, abrindo mão de atividades físicas necessárias para uma boa saúde. Os humanos retratados no filme com certo humor e ironia podem muito bem caracterizar o futuro da espécie, cada vez mais obesa. Dados divulgados anualmente pela Organização Mundial de Saúde indicam que a obesidade já superou a fome como maior problema enfrentado pela humanidade no que se refere à alimentação. Esta temática trabalhada em WALL-E deve despertar e mobilizar projetos não apenas de caráter acadêmico, especificamente, mas também e, principalmente, motivadores de atividades físicas tanto no currículo escolar quanto no próprio seio das famílias que façam exercícios e práticas esportivas uma realidade perene na vida de todos.
3. WALL-E também pode [e deveria] motivar os educadores a ampliar o conceito de comunicação vigente. Não que não conheçamos ou desprezemos a comunicação que se estabelece através de ações, atitudes, expressões faciais e/ou imagens. A questão não é esta. Apenas não estamos habituados a ler além daquilo que é mais evidente ou mais óbvio e, certamente, precisamos nos preparar para isso desde a mais tenra idade.


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