NOME:
_________________________________________________
DATA: ______________ PROFESSORA: ____________________
Objetivo:
refletir sobre questões referentes ao filme Wall-E que estão implícitas
no filme, mas demandam um maior direcionamento do pensamento.
Wall-E – Questionário de
Acompanhamento
Parte 1
Leia as perguntas e assista o
filme Wall-E.
Durante o filme, observe
atentamente os detalhes pedidos nas questões e responda as perguntas:
- Nas primeiras cenas, o filme mostra um planeta Terra sem habitantes humanos. O que levou o planeta a se tornar inabitável?
Resposta:
________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
- Qual era a função dos robôs como o Wall-E?
Resposta:
________________________________________________________
_________________________________________________________________
- Como Wall-E conseguia ainda funcionar depois de tantos anos?
Resposta:
________________________________________________________
_________________________________________________________________
- Wall-E assiste um filme antigo quando está em sua ‘casa’. Qual é a influência que o filme tem sobre ele?
Resposta:
________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
- Wall-E, apesar de ser robô, tinha sentimentos humanos. Ele tinha muito medo de EVA no início. Qual situação o levou a confrontá-la?
Resposta:
________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
- Qual é a intenção de Wall-E quando ele separa alguns itens do lixo que compacta?
Resposta:
________________________________________________________
Para Refletir
1. Projetos relacionados ao estudo do meio-ambiente nas escolas
não podem mais se restringir a produções em papel ou mídias virtuais. É preciso
que nas escolas o trabalho e a energia de alunos e professores sejam cada vez
mais direcionados para ações que traduzam, através de práticas, um veemente
engajamento de todos na luta pela defesa da vida no planeta. E isto não pode se
restringir a ações esporádicas ou isoladas por parte de alguns alunos ou
profissionais da educação, dentro de certas disciplinas que teoricamente
estariam mais relacionadas ao tema. É preciso que todos participem, da direção
da escola aos pais, passando obviamente pelo corpo docente e pelos estudantes,
projetos de manutenção e preservação de parques, áreas verdes nativas, rios,
lagos, espécies animais e vegetais, ou do próprio ar que respiramos, devem se
tornar bandeiras permanentes e promover a partir das escolas e das novas
gerações, reais mudanças de postura e comportamento frente ao planeta em que
vivemos. Não se trata mais de discurso, esta bandeira não pertence a ninguém
especificamente, mas a todos nós. Já passou da hora de agirmos...
2. Outra questão relevante trabalhada em WALL-E relaciona-se ao fato de que estamos ficando cada vez mais sedentários, ou seja, que nosso cotidiano nos leva mais e mais a trabalhar e estudar, relaxar e descansar, abrindo mão de atividades físicas necessárias para uma boa saúde. Os humanos retratados no filme com certo humor e ironia podem muito bem caracterizar o futuro da espécie, cada vez mais obesa. Dados divulgados anualmente pela Organização Mundial de Saúde indicam que a obesidade já superou a fome como maior problema enfrentado pela humanidade no que se refere à alimentação. Esta temática trabalhada em WALL-E deve despertar e mobilizar projetos não apenas de caráter acadêmico, especificamente, mas também e, principalmente, motivadores de atividades físicas tanto no currículo escolar quanto no próprio seio das famílias que façam exercícios e práticas esportivas uma realidade perene na vida de todos.
2. Outra questão relevante trabalhada em WALL-E relaciona-se ao fato de que estamos ficando cada vez mais sedentários, ou seja, que nosso cotidiano nos leva mais e mais a trabalhar e estudar, relaxar e descansar, abrindo mão de atividades físicas necessárias para uma boa saúde. Os humanos retratados no filme com certo humor e ironia podem muito bem caracterizar o futuro da espécie, cada vez mais obesa. Dados divulgados anualmente pela Organização Mundial de Saúde indicam que a obesidade já superou a fome como maior problema enfrentado pela humanidade no que se refere à alimentação. Esta temática trabalhada em WALL-E deve despertar e mobilizar projetos não apenas de caráter acadêmico, especificamente, mas também e, principalmente, motivadores de atividades físicas tanto no currículo escolar quanto no próprio seio das famílias que façam exercícios e práticas esportivas uma realidade perene na vida de todos.
3. WALL-E também pode [e deveria] motivar os educadores a
ampliar o conceito de comunicação vigente. Não que não conheçamos ou
desprezemos a comunicação que se estabelece através de ações, atitudes,
expressões faciais e/ou imagens. A questão não é esta. Apenas não estamos
habituados a ler além daquilo que é mais evidente ou mais óbvio e, certamente,
precisamos nos preparar para isso desde a mais tenra idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário