DISLEXIA
Muitas são as dúvidas sobre dislexia e neste momento convido você leitor para conversamos sobre o assunto, fiquem à vontade para deixar recados e podermos interagir trocando experiências e informações importantes.
Vamos iniciar pela definição: Dislexia = dys do grego, que significa imperfeito ou com disfunção. Lexia, também do grego, que se refere ao uso de palavras e não somente de leitura, escrita e linguagem receptiva. A dislexia representa um distúrbio do desenvolvimento da linguagem, definida como um alteração, transitória ou permanente, da compreensão da leitura, soletração, escrita, comunicação expressiva e receptiva, em criança com adequada acuidade auditiva e visual, interessada na sua aquisição. Os outros aspectos neurológicos como sensibilidade, movimento, coordenação, concentração, interesse e inteligência, costumam estar normais. Na maoria das vezes, só é possível perceber a dislexia quando a criança inicia na alfabetização. Até então, os pais, familiares e professores nada percebem; quanto muito podem ser observados pequenos desvios nodesenvolvimento neuropsicomotor. Existe nítido predomínio em meninos, numa proporção de quatro para uma menina. É preciso ter cuidado em distinguir as etapas normais de aquisição da leitura/escrita, com diagnóstico de Dislexia. A associação Brasileira de Dislexia tem registrado noseu site (www.dislexia.org.br), que a Dislexia é o distúrbio de maior incidência nas sala de aula, ocorrendo cerca de 10 a 15% da população mundial. Esta referido, ainda, que a Dislexia não é resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômicaruim ou baixa inteligência. É um evento hereditário, com alterações genéticas e do padrão neurológico. Por esses múltiplos fatores deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Como em qualquer doença, existem vários graus de intensidade do transtorno disléxico, indo desde quadros leves e quase imperceptíveis, até distúrbios tão intensos que impedem a alfabetização. O nível de dificuldade varia muito e, também, os sintomas presentes, que não são todos evidentes em uma crianças só. Em algumas predominam dificuldades de soletração, em outras na compreensão dos textos ou na escrita, com inversões de números e letras.
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