"Às vezes, vencer é saber esperar." Getúlio Vargas "A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns." Abraham Lincoln
domingo, 11 de dezembro de 2011
memorial reflexivo
JOSELI MARIA DE JESUS SANTOSMEMORIAL REFLEXIVO – TICS - 100 HS / 2011
Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Unidade 2: Internet, hipertexto e hipermídia
Unidade 3: Currículo, projetos e tecnologia
Unidade 4: Prática pedagógica e mídias digitais
Durante o curso com as TICS tive a oportunidade de aprender muitas coisas para o bom uso das tecnologias na educação ,no sentido de aguçar cada vez mais a vontade de buscar e usar com mais freqüência novos recursos tecnológicos para a execução das minhas aulas, foi possível perceber que a escola hoje, deve ser repensada, pois o processo de ensino e aprendizagem não pode ficar ultrapassado e ligado somente ao conteúdo ministrado de forma tradicional. Na sociedade atual a maioria das pessoas aprendem a se inserir através de informações adquiridas através de outros mecanismos de informações e de aprendizagens como a televisão e a internet. Dessa forma, acredito que a escola deve incluir em seu currículo princípios básicos de organizações de conhecimento e de articulações entre o que se aprende na escola e o que é desenvolvido na sociedade real, e essa integração se dá com o uso da tecnologia no currículo. Também foi possível elaborar e executar aulas com material digital, foi uma prática inovadora como educadora e para meus alunos como aprendizes dessas práticas; navegar em vários portais da internet em busca de um vídeo adequado para o conteúdo escolhido, conhecendo assim vários mecanismos de pesquisa e várias opções de escolha; senti dificuldade para baixar vídeo , de usar alguns dos programas sugeridos para a elaboração de algumas atividades do curso, mas consegui superar essa dificuldade com muita pesquisa e pela orientação da formadora.
Estou contente com tudo isso, sei que sou capaz de aprender algo mais e buscarei cada vez mais enfrentar todos os desafios neste mundo eletrônico digital que acaba sendo contagiante; visto que é valioso o uso das tecnologias, e que esta nos dá abertura para criar novas estratégias que viabilize a melhoria da aprendizagem dos alunos, enfim a tecnologia é um recurso valioso em nossas vidas.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Alunos do IFMT participam de Campeonato Mundial de Xadrez
Alunos do IFMT participam de Campeonato Mundial de Xadre
Endereço Direto da Notícia: http://www.ifmt.edu.br/webui/?campus=CBA¬icia=1004778
11/11/2011 - Fonte: Assessoria de Comunicação do IFMT Campus Cuiabá
Endereço Direto da Notícia: http://www.ifmt.edu.br/webui/?campus=CBA¬icia=1004778
11/11/2011 - Fonte: Assessoria de Comunicação do IFMT Campus Cuiabá
Pela primeira vez o Campeonato Mundial de Xadrez será realizado no Brasil, de 17 a 27 de novembro de 2011, e a cidade escolhida foi Caldas Novas, Goiás.
Competirão no Mundial dois alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT): Ivoney Borges (Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva) e Lunna Vezaro (Campus Cuiabá – Bela Vista).
Os enxadristas partirão no dia 16 de novembro e retornarão no dia 28, tendo as despesas pagas pelo IFMT, como passagens, taxas de inscrição e diárias.
Confira as conquistas de cada um deles no ano passado:
- Ivoney Borges: campeão Mato-grossense Estudantil 2010 e 2º lugar no Campeonato Brasileiro 2010;
- Lunna Vezaro: campeã dos Jogos da Rede Federal 2010, categoria absoluta.
Os professores responsáveis pelo Projeto de Pesquisa Xadrez no IFMT são José Carlos de Jesus Filho (Campus Cuiabá) e Rogério Marques de Almeida (Campus Bela Vista).
“Para nossos alunos que se empenham no Projeto, já é uma conquista valiosa participar deste campeonato, onde estarão reunidos os melhores enxadristas do mundo na categoria deles e também por ser a primeira vez que ele é realizado no Brasil”, afirma o coordenador do Projeto de Pesquisa Xadrez no Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, professor José Carlos de Jesus Filho.
Os professores agradecem, pelo aval à participação e pelo custeio das despesas, ao Reitor, José Bispo Barbosa, e aos diretores gerais dos três campi Ali Veggi Atala (Campus Cuiabá) e Suzana Aparecida da Silva (Campus Bela Vista).
Os enxadristas ressaltam seus agradecimentos aos servidores que se empenharam para que a viagem se tornasse possível.
Amanda Sampaio
Assessoria de Comunicação
IFMT Campus Cuiabá
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
tecnica de aulas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
o Trabalhar com sequências expositivo-argumentativas;
o Reconhecer, analisar e interpretar reportagens em geral;
o Identificar e analisar as ideologias difundidas por esse gênero textual;
Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Inúmeros fatos comprovam o quanto a mulher tem sido marcada por um histórico de preconceitos, violências e injustiças. A sociedade estritamente machista foi e tem sido responsável por tolher a mulher e delegá-lo à submissão em uma vida muitas vezes restrita a apenas cuidados domésticos.
Entretanto, a despeito de uma sociedade que em parte ainda continua preconceituosa, a mulher tem conseguido se sobressair em vários campos profissionais. Hoje ela não está restrita apenas ao âmbito doméstico, mas também tem se destacado no mercado de trabalho, chegando, muitas vezes, a exercer a cargos de chefia, ou, até mesmo, ser a principal provedora do lar.
O processo de abertura da sociedade à mulher é longo e muitas vezes árduo, porém, a despeito de todas as injustiças sofridas pelo gênero, não deixa de ser um processo que tem gerado frutos que em muito contribuem positivamente para considerar as inúmeras faces do gênero feminino.
Provavelmente os alunos já terão refletido a respeito desse tema, mas com essa aula eles terão a oportunidade de aprofundar suas análises sobre essa questão. É importante, então, que o professor resgate as informações dos alunos sobre isso, para que, de fato, junto a eles, consiga analisar as inúmeras variáveis do o processo de inserção da mulher na sociedade contemporânea.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
A ROCHA NO CAMINHO
A rocha no caminho |
Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantia as estradas limpas, mas nenhum deles tentou se quer remover a pedra dali. De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro, e um bilhete escrito pelo rei que dizia: "Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição..." |
A escola aprendendo com a diferença.
O que é o II Prêmio Experiência Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças ?
O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças tem como objetivo promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, com transtornos globaO que é o II Prêmio Experiência Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças ?
O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças tem como objetivo promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.
Nessa segunda edição, serão premiados Relatos de Experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação; e, Textos Narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados nas escolas públicas brasileiras. Será, também, concedida Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil que se destacar.is do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.
Nessa segunda edição, serão premiados Relatos de Experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação; e, Textos Narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados nas escolas públicas brasileiras. Será, também, concedida Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil que se destacar.
O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças tem como objetivo promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, com transtornos globaO que é o II Prêmio Experiência Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças ?
O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças tem como objetivo promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.
Nessa segunda edição, serão premiados Relatos de Experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação; e, Textos Narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados nas escolas públicas brasileiras. Será, também, concedida Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil que se destacar.is do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.
Nessa segunda edição, serão premiados Relatos de Experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação; e, Textos Narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados nas escolas públicas brasileiras. Será, também, concedida Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil que se destacar.
Assinar:
Postagens (Atom)